nodejs

Como criar API simples NodeJS + Express

Introdução

O NodeJS é um ambiente de execução Javascript em server-side, ou seja, o NodeJS da possibilidade de programar o backend de uma aplicação, totalmente em Javascript, sendo assim você pode manter a mesma linguagem pro backend e pro frontend de sua aplicação.

API basicamente é onde sua aplicação frontend irá buscar os dados para que os mesmos sejam utilizados na tela.

O Express é um framework pra NodeJS que é utilizado para simplificar a rotina do desenvolvimento de uma API. Com ele é possível gerenciar requisições de diferentes verbos HTTP, integrar com “view engines”, definir configurações comuns da aplicação, adicionar middlewares as requests e muito mais.

Iniciando um projeto

Para iniciar um projeto com NodeJS é necessário ter o Node instalado, no windows para realizar a instalação é só baixar o instalador e ir dando next, e pra confirmar se tem o node instalado é só ir no terminal e usar o comando node -v, vou deixar no final sobre instalação do node.

Para a criação, abra o terminal na sua pasta de projetos e utilize o comando:

npm init -y

Este comando irá inicializar um arquivo package.json com todas as configurações padrão. Após isso, vamos instalar a dependência do Express com o comando:

npm install express

Depois disso, dentro do diretório que iniciamos o projeto, iremos criar o primeiro servidor com node, para isso, crie o arquivo server.js e coloque o seguinte conteúdo:

const express = require('express')
const app = express()
const port = 3000

app.get('/', (req, res) => {
  res.send('Olá mundo!')
})

app.listen(port, () => {
  console.log(`Exemplo app node rodando no endereço http://localhost:${port}`)
});

Ótimo, já temos nossa API, agora para fazer isso funcionar, vá ao terminal e digite:

node server.js

Isso inicializará o Node e a aplicação, no terminal deve aparecer a mensagem que está no console.log “Exemplo app node rodando no endereço http://localhost:3000”.

Depois de inicializar o servidor, vá no navegador e acesse o endereço http://localhost:3000, você deverá encontrar o seguinte resultado:

nodejs 1

E assim está pronta a primeira API utilizando o NodeJS e o Express.

Explicando o código

Vou abordar de maneira básica o que o código está fazendo, é importante entender esses conceitos para que facilite o uso desse framework, ou de qualquer um outro utilizando o Node.

Nas linhas 1 e 2 do server.js, eu realizei a importação do express, e inicializei o express na variável app, então isso significa que dentro dessa variável tem toda a instância do express. É comum essa configuração do express ficar separado da inicialização, então pode ser que você não encontre essa configuração dentro do arquivo que sobe o servidor.

Na linha 3 eu declarei uma variável para definir qual a porta a API irá utilizar para escutar as requisições, também poderia ter passado o número da porta diretamente sem problemas.

Na linha 5 eu utilizei a instancia criada na variável app, para criar uma rota de acesso na API, que no caso eu coloquei como barra (/) mas poderia ter algum nome como (/minharota). Depois de definir qual a rota de entrada, utilizo req, de request, que contém os dados da requisição feita, e res, de response, que conterá os dados de retorno. Na linha 6 informo que quero somente responder essa API com uma informação string e na linha 7 tem o fechamento dessa rota, que poderia processar muito mais dados caso precise.

Na linha 9 é inicializado o servidor do express em si e na linha 10 eu disparo um console.log apenas para informar que o servidor subiu corretamente.

Conclusão

O NodeJS está sendo muito utilizado hoje em dia, pois ele é muito versátil, pode se construir diversos tipos de arquitetura, como a arquitetura em microsserviços, que é muito vantajosa dependendo do caso de uso, também é possível utilizar em um monólito, além de poder manter uma única linguagem para o sistema todo, e isso pode ser muito bom dependendo da maturidade da equipe com que trabalha, ou até mesmo para dar manutenção em um projeto caso esteja sozinho, por hoje é isso, até o próximo post 🙂

Para ver outros canais onde o posto conteúdo, veja os Links do Programando Soluções.

Referências

https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/Server-side/Express_Nodejs/Introdu%C3%A7%C3%A3o

Este conteúdo te ajudou de alguma forma?

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência possível no nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.
Ok
Privacy Policy